Atualmente, quase todas as pessoas possuem um perfil nas redes sociais, seja no Twitter, no Facebook, no Instagram ou em todas elas ao mesmo tempo. É muito comum notarmos o alto uso das hashtags colocadas pelos usuários em suas publicações realizadas em seus perfis dentro dessas plataformas.
Porém, é comum que muitas pessoas ainda não conheçam o significado das hashtags, embora a usem mesmo assim.
A hashtag é uma expressão composta por uma palavra-chave antecedida do símbolo cerquilha (#). O seu nome origina-se da junção de duas palavras em inglês, hash que significa cerquilha e tag que em português significa etiqueta.
Essa expressão surgiu no Twitter como sugestão do seu criador Chris Messina, sendo usada como forma de hiperlink, ou seja, passou-se a criar um link em outra página para qualquer palavra escrita como hashtag. Imagine que você deseja efetuar um post dizendo “foto do dia” e decide utilizar essa frase como uma hashtag. Não é necessário usar uma “#” para cada uma das palavras, como: #foto #do #dia, basta uni-las e torna-las apenas uma antecedida da cerquilha, #fotododia, não use espaços entre elas.
Outra coisa interessante é que as redes sociais não diferenciam a busca por hashtags de acordo com letras maiúsculas ou minúsculas. Por exemplo, ao escrever #fotododia, #Fotododia, #FotodoDia, #FotoDoDia não haverá diferenciação na hora de pesquisá-las, elas serão hiperlinkadas na mesma página. Por isso, não se preocupe com a relevância do seu post só por ter usado letras maiúsculas ou por ter esquecido de acrescentá-las.
As hashtags podem ser usadas no Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest ou Google Plus.
O Twitter é a rede social que deu luz para o uso dessa ferramenta e define os assuntos mais discutidos do momento analisando quais as hashtags mais usadas e em qual seguimento elas têm sido aplicadas. No caso do Instagram, a hashtag é a maior arma no quesito relevância de posts, já que nessa plataforma não existe a opção de compartilhamento de posts. Então, usar uma hashtag que combine com o seguimento do seu post é essencial para atrair pessoas interessadas naquele assunto.
Combinar as hashtags com o post a ser publicado pode ser um tiro certeiro para atrair mais pessoas para o seu post/perfil nas redes sociais. Usá-las de acordo com o seguimento pode atingir e atrair pessoas que tenham interesse no seu produto e até convertê-las em clientes.
Ao efetuar uma publicação acompanhada de uma ou mais hashtags bem escolhidas, faz com que as pessoas encontrem o seu produto mais rápido e até realizarem comentários e críticas que podem ser positivas e construtivas para o crescimento do seu negócio.
Optar pelo uso das redes sociais é uma das melhores estratégias de marketing da atualidade e facilitar o processo de busca do seu produto é crucial. Quanto mais pessoas você atrair mais chances de venda você terá! Não se esqueça disso!
Tanto para o bem quanto para o mal, as hashtgs também podem atrapalhar você ou podem não gerar resultados se forem utilizadas de maneira errada.
Pode parecer que não, mas existe o famoso uso das hashtags genéricas. O que é isso?
As hashtags genéricas são aquelas super famosas com milhões de publicações realizadas com aquela determinada etiqueta, como por exemplo, a popular #fotododia.
Esse tipo de etiqueta é utilizada, geralmente, por pessoas que procuram apenas aumentar seguidores e número de curtidas. Então, se você possui uma empresa, pode ser que esse tipo não funcione para você.
O segredo é: use hashtags que tenham ligação com o seu seguimento. Assim, você atrairá não só comentários e curtidas, mas também pessoas que realmente estão interessadas em comprar o seu produto.
Evite usar sempre as mesmas hashtags. Procure pesquisar o que o seu público anda seguindo e o que mais chama a atenção deles. Os seus próprios posts podem te dar uma ideia do que o seu público gosta ou não.
Não edite a legenda! Corrija sua legenda e as hashtags a serem utilizadas ANTES de efetuar o post. Quanto mais você tentar reajustar mais a relevância e o alcance do seu post vai cair.
Por isso, defina o que você vai escrever e quais etiquetas utilizar com antecedência e efetue o post de forma definitiva. Não faça mais alterações.
Se nós estamos buscando relevância devemos usar hashtags de relevância.
Use e abuse do buscador do seu Instagram. Busque pelas hashtags do seu seguimento e observe a quantidade de publicações efetuadas com aquela etiqueta e quais tipos de posts ela possui.
Se é bom para você, então se jogue! Não tenha medo de usar!
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