O site responsivo é o que possui um layout que se adapta a diferentes formatos de tela. Assim, você pode acessá-lo de um desktop, de um tablet ou de um smartphone sem que a qualidade do site, das imagens e das informações em texto sejam prejudicadas. Muitas são as vantagens do site responsivo e, nos dias de hoje, é praticamente obrigatório que o site da sua empresa seja construído neste formato.

Quando um usuário entra no site de uma empresa e não tem uma boa experiência de navegação, além dele ficar com uma percepção negativa, poderá sair e procurar por outro site. Ou seja, o site responsivo é sim responsável também por gerar um maior número de conversões.

O acesso via mobile está crescendo

O site responsivo está diretamente ligado ao acesso por dispositivos móveis, e como 39% dos brasileiros navegam na internet por este meio, segundo relatório da Digital, Social & Mobile 2015 , é essencial estar atualizado e receptivo a esse público.

Essa porcentagem representa cerca de 79 milhões de usuários, apenas no Brasil, que adquiriram o hábito do acesso via mobile. A tendência, de acordo com a pesquisa, é que este número aumente a cada ano, pois a taxa de pageviews mobile já aparece com um crescimento de 109%.

O google dá preferência para site responsivo

Tanto o Google quanto outros mecanismos de busca têm o objetivo de oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível de pesquisa. Isso está relacionado à efetividade dos resultados com o termo pesquisado, referente ao conteúdo, como também à qualidade do site e à experiência do usuário.

Na atualização do Google de 2015, um novo apelido ganhou destaque entre os profissionais da área, o Mobilegeddon, que trata justamente sobre essa intenção do Google em favorecer sites responsivos.

Maior velocidade no carregamento das páginas

Como os sites responsivos são criados com o objetivo de também atender usuários que o acessam por dispositivos móveis — e sabemos que estes nem sempre dispõem de uma velocidade de internet rápida —, as páginas são desenvolvidas de forma que fiquem mais leves e, consequentemente, com um carregamento mais rápido.

A velocidade de carregamento das páginas de um site influencia diretamente na experiência do usuário e no aumento das taxas de conversão, afinal, se uma página demora para abrir, a tendência é do usuário abandoná-la.

Além disso, as páginas de um site com layout responsivo são criadas e adaptadas para dispositivos que possuam qualquer formato de tela e acesso à internet. Isso quer dizer que, mesmo dispositivos que ainda serão criados no futuro, podem acessar um site que tenha sido criado há poucos anos.

Mais compartilhamentos nas mídias sociais

As mídias sociais também estão crescendo em popularidade e funcionalidade. Assim, é importante que sua empresa também tenha, pelo menos, um canal em uma das mídias existentes. Além de fortalecer o branding, as mídias sociais têm se mostrado um forte instrumento de relacionamento com o público e de conversão.

Quando sua empresa tem um site responsivo, as funcionalidades entre ele e as mídias sociais ficam mais acentuadas e diversificadas. Você tem a possibilidade de um usuário que gostou muito de um conteúdo exibi-lo em seus próprios canais, divulgando e recomendando a sua empresa.

Não tem como negar a existência dos dispositivos móveis: eles estão aí, nas mãos das pessoas e oferecendo cada vez mais funcionalidades que estimulam os usuários a utilizá-lo para diversos fins.

Hoje, a maioria dos layouts já são criados para o desenvolvimento de site responsivo. E a sua empresa? Já possui um site responsivo? O que você tem lido a respeito? Conta pra gente nos comentários.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *